Poke: do Havaí para a nossa Praya

2017-12-07T10:59:50+00:007 dezembro , 2017|

Quem ainda não conhece o Poke? Se você não sabe o que é ou apenas ouviu falar, prepare-se, esse vai ser o verão do Poke!

Então vamos lá, o Poke é basicamente peixe cru cortado em cubos, temperado e servido numa tigela. O prato se assemelha ao sashimi japonês e o ceviche peruano, mas o Poke foi criado no Havaí e tem todo um toque tropical em seus ingredientes. Diferente da especiaria japonesa, o Poke é marinado o que dia um sabor único ao peixe e, por não levar base de limão, esse prato é muito mais cru que o Ceviche.

Dizem que a origem dessa mistura está nos pescadores havaianos que, logo após grandes pescas, serviam pequenos cortes temperados de peixe em forma de aperitivo para seus clientes.  Poke significa “cortar em pedaços”, e esse é um dos segredos do sucesso do prato: é simples, prático e delicioso; muitos consideram uma vertente dos “fast food” só que saudável, já que o prato é servido em pequenas cumbucas, que são simples e podem ser transportadas facilmente. E o principal de tudo, o Poke mata a fome e alimenta.

Nos anos 70, com o crescimento de ideologias anti capitalismo e dos hippies, o Poke fez muito sucesso como alternativa natural aos fast foods que começavam a crescer. Mas o novo “boom” desse tipo de culinária só veio acontecer quase meio século depois, quando em 2012 na Califórnia muitos se voltaram para explorar a culinária exótica e mais saudável. A cultura do surf ajudou muito, já que no Havaí o Poke é uma tradição do pós-praia, e assim também foi no continente. A partir de então, o prato se espalhou pelo mundo e, claro, chegou com força no Brasil.

Já existem diversas variações do prato, até com adaptações regionais e incrementos de chefes consagrados. O mais legal disso tudo, como todo prato a base de frutos do mar, o Poke harmoniza muito bem com uma Praya. Ambos são leves e muito saborosos, além de ter aquele gostinho do verão em frente ao mar!

ONDE ENCONTRAR

Mister Poke

Pioneiro do prato no Brasil, o Mr. Poke começou como um carrinho Tuk Tuk que andava por festas e eventos. O sucesso foi tão grande que eles já tem dois estabelecimentos físicos em São Paulo e são referência quando o assunto é Poke!

Pinheiros
R. Padre García Velho, 44 – Pinheiros, São Paulo

Vila Mariana
Rua Humberto I, 1007 – Vila Mariana, São Paulo

Ono Poke

O Ono foi o primeiro do Rio de Janeiro em Poke. Inicialmente em São Conrado e agora em Ipanema, o restaurante aproveitou o clima praiano da cidade e criou um ambiente super descontraído e próximo da praia, além de um cardápio com algumas variações. Aqui existe também uma adaptação para um Poke doce, feito com frutas; molho de iogurte, leite condensado ou mel; e “topping” de coco, granola, castanha ou flocos de arroz!

Ipanema
Av. Visconde de Pirajá, 630 – Ipanema

Últimas Novidades