Proibido o consumo para menores de 18 anos

Se Beber não dirija

29 de agosto de 2017

Uma breve história sobre a cerveja

>>>Uma breve história sobre a cerveja

É difícil chegar a uma conclusão exata, mas acredita-se que a cerveja foi uma das primeiras bebidas alcóolicas criadas pelo ser humano. Sua história remete a quase cinco mil anos atrás, quando se tem alguns registros da civilização dos Sumérios fazendo referência a bebida. Anos depois, em 1 760 a.C, no famosos Código de Hamurabi, tem-se as primeiras leis referentes a produção de cerveja. Por exemplo, era condenado à morte quem não respeita os critérios de produção indicados. E também haviam leis de comercialização e até de consumo. 

Um pouco depois, no Egito Antigo, dizem que a cerveja foi infetada como uma alternativa do vinho, que era uma bebida cara. Não são poucas as inscrições em hieróglifos que mostram ou fazem referencia a cerveja, que era bebida pelo grande povo mas também por nobres e até faraós. Ramsés III (1 184-1 153 a.C.) ficou conhecido como o “faraó-cervejeiro”, por doar aos sacerdotes locais um milhão de litros vindos de suas próprias cervejarias.

A Idade Média foi uma época de ouro para cerveja. A bebida, que havia sumido por um tempo relegada por outras bebidas mais nobres, se tornou praticamente uma salvação para todo um povo. Graças a má qualidade da água, beber cerveja ( que era filtrada ) se tornou mais seguro do que beber água. Nessa mesma época, grandes mosteiros assumiram a produção da cerveja na Europa. Alguns existem até hoje como fábricas ou museus.

Em 1860, Louis Pasteur, revolucionou a fabricação da cerveja. O precesso que ficou conhecido como pasteurização, consistia em aquecer o líquido a uma determinada temperatura e depois baixa-la de forma brusca, matando qualquer tipo de microrganismo patogênico ali existente. Esse processo revolucionou a indústria dos alimentos e bebidas e aumentou a pureza e também validade dos produtos.

Desde então, o mercado de cerveja passou por várias fases, boas e ruins. Mas o que se viu, linearmente, foi o aumento constante dos estilos e rótulos que fomentaram um mercado, hoje em dia, bilionário.

 

Últimas Novidades

Praya no Instagram: