Witbier, um estilo tropical

2018-08-13T14:59:16+00:002 agosto , 2018|

Como a maioria dos estilos de cerveja, a WitBier nasceu na Europa, mais precisamente na Bélgica. Só que, apesar da região, suas principais características remetem à um clima mais quente e tropical. Talvez por isso, o estilo quase chegou a sumir do mapa das cervejas. Por não combinar muito com o clima predominante europeu, a “Wit” assistiu a ascensão de outros estilos de cerveja, mas fato é que, com o seu renascimento ( algumas centenas de anos após a criação da receita ), o estilo se tornou um grande sucesso, exatamente por sua leveza e equilíbrio.

Quando nasceu na Bélgica, a Witbier era praticamente uma cerveja sazonal para a primavera/verão, durante o frio , sabores mais fortes e cervejas mais amargas eram apreciadas. Acontece que no hemisfério sul, e claro, isso inclui o Brasil, temos a temperatura e clima ideal para degustar uma Witbier o ano inteiro. Apesar de ter sido criada na Europa, essa cerveja tem a cara tropical, de clima quente e prayano.

Por isso, o renascimento do estilo tem total relação com a expansão dos mercados. Quando criada, a Witbier se limitava ao mercado europeu e suas exigências. Hoje em dia, ela é sucesso em vários países tropicais, incluindo o Brasil, em que o estilo se tornou uma referencia em cerveja artesanal de qualidade mas leve e refrescante, que pode ser tomada em qualquer ocasião.

Estilo Witbier

Baixo amargor, sabores frutados e de especiarias, cerveja leve e muito refrescante. 
Harmonização: pratos leves, saladas e frutos do mar
Temperatura ideal do líquido para o consumo: 5 a 7 °C

Últimas Novidades